sexta-feira, 13 de maio de 2011

Compressores

Saudações..

Hoje vamos falar sobre compressores.. Compressores servem para alterarmos vários parâmetros de um instrumento/musica/vocal e nos ajudar a controlar a dinâmica.
Hoje em dia, compressores são usados na maioria dos instrumentos (se não todos), principalmente instrumentos de percussão, ou seja, instrumentos onde o som é obtido através do impacto, raspagem ou agitação com ou sem baquetas. Nestes tipos de instrumentos, a dinâmica deles depende de quem está tocando, onde desta forma o som pode sair mais alto, mais baixo, sem definição, ou até mesmo nem sair (existem músicos e músicos neste país, até os que nem sabem tocar..)

Se o som/sinal pode variar bastante, porque não aplicarmos um compressor e corrigir isto?




Vamos falar um pouco sobre os controles dos compressores:

Threshold (limiar): determinará o ponto onde o compressor começará a atuar.

Ratio (taxa): determinará a taxa de compressão (quanto será baixado do volume). Irá atuar somente a quantidade de sinal que ultrapassar o ponto de threshold. Vamos dar um exemplo, foi selecionado no compressor uma taxa de 4:1, isto significa que a cada 4 Dbs que entrarem somente 1 Db passará. Mas se entrarem 10 Dbs a mais, quanto ficará em uma taxa de 4:1?  Passarão 2,5 Dbs, pois os 10 Dbs excedentes serão divididos em 4.   DBS que entram : DBS que saem.

Attack (velocidade atuação): determinará a velocidade que o compressor começará a atuar (em milissegundos).

Release (velocidade parar): velocidade que o compressor deixará de atuar (em milissegundos)

Modos de compressão:

Hard Knee: traduzindo quer dizer joelho duro, ou seja, uma curva pesada na atuação do compressor, atuará radicalmente.

Soft Knee: traduzindo quer dizer joelho mole, ou seja, uma curva leve na atuação do compressor, atuará suavemente.



E agora? Como poderia comprimir um bumbo de bateria por exemplo?

Mic do bumbo => canal da mesa => insert => compressor => volta para mesa

Ou em uma mesa digital, apenas se ativa o compressor no canal desejado, neste caso, o BUMBO é óbvio.. hehehehe

Comprimindo o bumbo, vai dar uma segurada nos graves, ou seja, soar um pouco artificial, porém, em minha opinião, um bumbo bem equalizado, com microfone para bumbo mesmo (não microfone de mão), equalizado e com um gate fica um som PAULADAAAA!

Primeiro é necessário analisar o som do bumbo... o som do bumbo é uma pancada de graves rápida e depois só ressonância (hehehehe, brincadeira, é um som que vai sendo atenuado depois da pancada)..

Resumindo: PANCADA > ATTACK > RELEASE

Desta forma já saberemos mais ou menos como regular o compressor.. por exemplo: O bumbo não tem um som bom e ainda temos que segurar o pé do baterista pois o homem quer furar a pele de tanta pressão?

Primeiramente coloque o threshold no máximo dos máximos.
Regule o Ratio para 4:1
Vamos então deixar um attack rápido, pois quando ele der a pancada, o compressor já começará a atuar.
O Release pode-se deixar em torno de 90 a 140ms, onde o circuito deverá parar, ai vai depender do seu ouvido para decidir exatamente.
Para finalizar, regule então o threshold... deixe o volume do bumbo da forma que achar bom e vá baixando o threshold até o compressor começar a atuar e você achar o volume que o bumbo não deverá ultrapassar.

É isso ai galera, dúvidas favor enviar um e-mail...

Nenhum comentário:

Postar um comentário