terça-feira, 3 de maio de 2011

Microfonando


Galera, demorei mas postei... kkkkkk rimou, viu?

Irei falar um pouco sobre microfonação..

Primeiramente vamos começar com uma introdução a microfonia.. você sabe o porque da microfonia? (procura no professor Google quando não souber as coisas.. hehehe)

Microfonia nada mais é do que uma realimentação do som, ou seja, quando por exemplo é falado em um microfone, ele capta, vai para mesa de som e volta por um auxiliar para um retorno de chão, então este retorno acaba realimentando o microfone com o próprio som e gera um loop.

Principais causas de microfonias:

  • posicionamento incorreto do P.A ou retornos
  • volume alto no P.A ou retornos
  • ganho excessivo de mics
  • equalização excessiva
  • retornos desalinhados
  • tipos de microfones
  • acústica do ambiente
  • e por aí vai....

sabendo o que é microfonia, vamos começar microfonando um bumbo de bateria, que geralmente é por onde os técnicos começam (pela bateria, é claro)..

A melhor maneira para você microfonar um bumbo, é apenas usar o microfone certo... nada de microfone de mão, tem que ser microfone de bumbo mesmo meu caro, para agüentar a pancada de graves. Use um microfone de Bumbo! (pode ser separado ou os de kits mesmo).

A posição pode ser por dentro, mais perto das bordas e virado para o pirulito do pedal do bumbo, ou da forma que você achar melhor, pois é um instrumento que não tem um som fixo, cada um é cada um (bate um sol a tarde na batera e já muda o som, claro a madeira trabalha meu filho).

Depois de microfonado da forma que mais lhe agradar (da melhor forma mesmo), você pode ir para o passo seguinte que é equalizar. Se sua mesa for digital, moleza, não precisará nem insertar um EQ gráfico (nunca tive necessidade na minha mesa), pois consegue-se tirar um som da hora.. hehehehe

Se tiver que insertar um EQ, usa como equalização inicial a tabela que passei em um post anterior.

Ressonância em 50 e 80hz
Ponto de corte: 200hz a 800hz
Macetada: 2,5 Khz a 6 Khz

Lembrando que um bumbo com compressor e gate insertado é possível tirar um som perfeito, por isso estarei escrevendo mais para frente sobre compressão e gate.

Não tenho utilizado microfones na microfonação de guitarra e contra-baixos, uso apenas Direct boxes que já me deixam livres de mais microfones em cima de palcos. Além do que, nem precisamos de cubos, pois são utilizados fones de ouvidos, onde não se tem retornos no chão e não gera microfonia, cada músico escuta o que quer no fone, e é possível ter um mic em cima do palco para comunicação dos músicos, pode-se utilizar metrônomo e por aí vai.. é uma pena músicos experientes não entender a necessidade de todos se ouvirem para cada vez mais profissionalizar mais.
Eles querem tudo rasgando o ouvido, ninguém se entendendo, aquela zuera em cima do palco e ainda saem dizendo que os retornos estavam ótimos ( a maioria são meio surdos também). Nessas situações, o músico acaba perdendo a audição e conseqüentemente perde a noção de qualidade, de timbre dos instrumentos...

Até vou falar a verdade aqui, quanto mais qualidade aparece, mais eles vêem o quanto tem que evoluir, acho que por isso querem tudo rasgando o ouvido, para não verem os próprios erros... kkkkk, falei.. também sou músico, mas não sou surdo, quero QUALIDADE!!

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